22 de maio de 2012

Sobre Livros #51 - Mal Intencionados


Sinopse: Mãe e filho são vitimas das próprias emoções, que em momentos se confundem com amor, outros, com insegurança e obsessão. Depois de ser abandonada pelo marido, Ana protagoniza uma série de escândalos. Tomás ainda é uma criança, mas já sabe que a existência do pai é um obstáculo em sua vida que precisa ser eliminado. Ele padece de um amor descomunal por sua mãe, e quer se casar com ela... O que uma mulher vingativa é capaz de fazer quando é abandonada pelo marido? Pode uma criança ser inocente e vilã ao mesmo tempo? Um pederasta é presa da fé, do preconceito e do perigo de conviver com ele mesmo. Ambientado no Brasil, Mal intencionados despe as máscaras dos personagens, e deixa a loucura que habita em cada um deles, exposta. Um romance em tempos de violência. ... E você, qual máscara usa?
Rating: ☺☺☺☺

Olá amigos,

Que máscara você está usando hoje?

Uau Joe, que pergunta pesada para um início de post! Fazer uma pergunta assim, sem preliminares nem nada, ou você é muito corajoso ou endoidou de vez.

Calma amigos, não exaltemos nossos animos. Hoje eu vou estar falando aqui de um livro que li atualmente e não via como começar o post diferente. Como vocês puderam acompanhar pela fanpage do blog, nesses últimos dias fechei parceria com a autora Geyme Lechner, autora de "Mal Intencionados", e após uma leitura bastante excitante venho trazer para vocês minhas concepções sobre a obra. Antes é claro, quero dizer que me senti bastante à vontade com a história e muitos dos pensamentos e abordagens que a autora deu a vários temas condiz com meus pensamentos.

Quem pode dizer qual a pessoa é totalmente inocente ou totalmente culpada? Numa história onde vemos a inocência se confundir com a maldade, o terror se misturar com o divino, os medos se transformarem em força e as dores se tranformarem em instintos de vingança vamos descobrindo aos poucos que nem tudo é o que parece.

Mal Intencionados conta a história de Ana, uma mulher de garra que fez das tripas o coração para conseguir conquistar o grande amor de sua vida, tendo que superar a pobreza, a recriminação de suas amigas de escola, a morte de sua mãe e a diferença de idade gritante entre ela e Antônio. Dessa união nasce Tomás, um garoto franzino, que teve grandes dificuldades para manter-se vivo nos seus primeiros dias de vida e que ao crescer vai alimentando um sentimento ilícito dentro de si.

Esse sentimento se transforma em uma obsessão e ela é responsável pelos conflitos causados dentro de casa entre sua mãe e seu pai. Ainda criança ele não sabia o que estava se passando ali e porque ver o pai mantendo um relacionamento carinhoso com sua mãe o machucava tanto a ponto de querer matá-lo. Então dominado pelo ódio aquela criança singela e inocente faz de tudo para afastar dali aquele homem que roubava toda a atenção que ele tinha de sua mãe. O resultado é uma separação impensada.

Ana que desconhecia os sentimentos do filho não entende o porque fora abandonada por seu marido e toda sua dor vai aumentando após ser rejeitada por ele nas inúmeras tentativas de reconciliação até se transformar em um desejo de vingança doentio. Mas enquanto ela pensa no que pode fazer a ele para causar a mesma dor que ele a fez sentir, Ana vê a necessidade de encontrar um modelo masculino para a educação de seu filho. Nisso ela conhece Damião, o oposto de Antônio em todos os sentidos: relaxado, mesquinho, amante ruim, anti-higiênico, sem educação e algumas outras características que o tornava um ser humano desprezível.

A presença de Damião complica ainda mais a vida de Tomás, e agora para seu próprio bem ele precisará aprender a conviver com esse novo homem que está disposto a educá-lo da maneira correta para transformá-lo num homem de verdade. Mas qual é a real intenção de Damião por trás disso? Um homem que foge desesperadamente de seu passado e do grande segredo que o atormenta todas as noites.

Por fim surge a presença de uma nova personagem que conseguirá mudar ou não a vida de Tomás, ao qual ao lado dela descobrirá sentimentos jamais sentidos antes a ponto de aceitar os abusos de seu padrasto e também de buscar melhorar sua vida para conseguir conquistá-la. Mas isso será suficiente para a sua redenção?

Essa é uma história cheia de verdades que a sociedade esconde atrás de máscaras e Geyme apresenta de uma forma completamente realista a conduta humana que se cobre com uma falsa moral a fim de conseguir o que quer. Nesse livro conhecemos pessoas comuns em histórias comuns do dia-a-dia em busca de encontrar a sua felicidade sem nenhum pudor ou caráter. É aqui que as máscaras caem e temos uma visão real da verdadeira essência humana.

Os personagens foram muito bem criados e teve suas histórias bem formuladas. A escrita da autora é bem sincera e clara, onde podemos facilmente entender a sua ideia e o que ela nos quis passar com o que escreveu. O tema escolhido para a obra é bem forte e é algo que todos deveriam ler, porque, apesar de ser duro admitir, todos convivemos com várias máscaras todos os dias. Às vezes as usamos para mascarar sentimentos, para parecer aos olhos do outro o que não somos, para conseguirmos conquistar algo para benefício próprio ou até mesmo para nos escondermos de nós mesmo. Parafraseando o autor José Cláudio Adão, que escreveu sobre o livro na contra-capa, "depois de ler é impossível manter-nos socialmente impassíveis". E é com essa frase que encerro meu post recomendando o livro a todos e desejando uma boa leitura.

♫ Minha trilha sonora da leitura: The boy next door (Glee Cast)
Espírito literário: extasiado 
Quote especial: 
"O preconceito é uma praga que nenhum professor ensina, qualquer um pode aprendê-lo sozinho. Mas você já viu, por exemplo, alguém ser médico sem ter frequentado uma boa universiadade? Não, né? A educação boa custa caro, mas a merda vem de graça! Racismo, preconceito, intolerância, para pessoas que não pensam, é fácil de aprender, chega a ser contagioso como qualquer doença!"

Participem do sorteio de 1 exemplar do livro Mal Intencionados






a Rafflecopter giveaway



20 comentários:

  1. Que pesado!!!!

    E se isso afetou ainda mais você agora realmente vou ter medo....
    Nunca poderia imaginar que esse livro despertaria tantas coisas assim, parece interessante, diferente e quase original. Será isso mesmo?

    parabéns para autora!

    ResponderExcluir
  2. Achei a história bastante pesada, por causa do filho que é louco pela mãe, etc. Mas acho que eu até leria, porém não esperando muito.
    Quem sabe eu não acabe me surpreendente? haha :)

    ResponderExcluir
  3. Ueba..... qdo vi esse livro q vc ganhou pelo ultimo video, me apaixonei pela capa dele.
    E que surpresa agora, poder ler a resenha(grandinha né?)rs
    Um livro que aborda sentimentos, que trata como seres humanos, os seres humanos. As mascaras, os fingimentos, as verdades...entendi por sua resenha, que tudo é traçado, fielmente desenhado nos personagens.
    Óbvio que a vontade em ler, aumentou ainda mais.
    Parabens pela resenha Joe, pelo excelente trabalho..

    ResponderExcluir
  4. Gostei da história, o tema abordado é bastante complicado. Espero ganhá-lo. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Tema pesado, do jeito que eu gosto.
    E que resenhaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Adorei
    E quero o livro now!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Ual, a sinopse bem radical... parece um daqueles livros que você não vai cansar de ler.. capaz até de ler ele todo em dois dias! muito legal *-*

    ResponderExcluir
  7. Alguns livros realmente mexem com a gente, mas nada tão prazeroso quanto uma leitura desafiadora.

    ResponderExcluir
  8. Terminei de ler este livro hj e realmente não sei o que dizer sobre ele, mexeu muito comigo, leitura forte sem dúvida!

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2012/05/promocao-as-aventuras-de-tintim.html

    ResponderExcluir
  9. Realmente o tema é forte, preciso me preparar psicológicamente para ler livros assim! Parabéns pela resenha Joe, como sempre ótima!
    Fabi

    ResponderExcluir
  10. Caro Joe, sistematicamente somos preparados para exercer vários papéis, portanto inúmeras máscaras. A sociedade pede isso e nós acatamos como cordeirinhos. Tratar de um tema como esse, por si só já seria espinhoso. Geyme não só o faz bem, como o faz com coragem, por isso já está em minha listinha de futuras aquisições. Bela resenha a sua, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao tinha ouvido falar deste livro, tema muito interessante, fiquei curioso.. :D

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro recentemente e as lágrimas me vieram nos olhos, chorei feito cachoeira, embora saiba, que não foi essa a intenção da autora! Mal intencionados é uma obra estupidamente bem conduzida, polêmica, atual, brilhante, garantia total de sucesso, e assim espero, pois autores que têm a coragem de dar a cara a tapa e sacudir a poeira tal qual a Geyme Lechner fez, o mínimo que merecem, é uma sauva de palmas!! Participando da promo, com certeza!! Até vou fazer meu Twitter para isso!!
    Parabéns pela resenha, Joe! Muito boa!

    ResponderExcluir
  13. amei a resenha. mas achei uma estoria um tanto complicada hehe... parece forte, atual, a resenha mexeu de verdade comigo. amei muito. quero muito ganhar pra ler o livro todo. estou curiosissima.
    https://twitter.com/Ellianeramos/status/207839767436603392

    X
    X
    PARTICIPANDO DO SORTEIO
    AMO O BLOG. SIGO O BLOG.
    NOME: ELIANE RAMOS DE SOUZA
    SEGUIDORA: ELLIANE RAMOS
    twitter: https://twitter.com/#!/Ellianeramos
    newsletter: ellianeramos@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/Elliane.linda
    blog: ellianeramos.blogspot.com
    ESTADO: RIO DE JANEIRO
    PAÍS: BRASIL
    AMEI O SORTEIO. QUERO GANHAR.
    OBRIGADA. BEIJOS
    X
    X

    ResponderExcluir
  14. já tinha lido umas duas resenhas desse livro antes, e tinha ficado muito interessada em lê-lo.
    achei essa capa bem curiosa, e muito bonita
    adorei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a resenha,apesar da história parecer pesada, adoraria o desafio de lê-la

    ResponderExcluir
  16. Eu gostaria de ler sim o livro, mesmo sendo uma história tão... diferente, digamos assim.
    Porque essas histórias, mesmo que às vezes pareçam tão absurdas, acabam adicionando algo às nossas vidas.
    Vou ficar torcendo pra ganhar.
    um abraço
    @K_Alencar
    http://achoquecresci.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei a trilha sonora, acabei de escutar ela!
    Você falou dos personagens... Personagens é o que geralmente eu mais cobro dos livros que leio, eles devem sim ser bem criados e ter características marcantes.
    Tenho mesmo que ler esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Apesar de saber que esta leitura não deve ser fácil por conta do peso que carrega, acredito que todo ser humano precisa bater de frente com a verdade para que consigamos lidar de forma positiva com relação a isso.
    Por conta disto acho que é muito relevante a leitura deste livro e pretendo ter esta oportunidade em breve.
    Um beijo

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Quem venceu? Onde está o resultado?

    ResponderExcluir

Já chegou até aqui e não vai comentar????